rcamilo (ronaldo camilo)
|
Enviada: Terça-Feira, 22/05/07, 10:44h Assunto: Democracia |
|
|
E, com freqüência que vemos quase todos os dias, pessoas com uma certa postura rígida, prendendo-se e escondendo-se, atrás de sua própria censura, criando barreiras que parecem ser intransponíveis, devido a esta prisão, tais pessoas sem perceberem, deixam de participar de suas atividades sociais, não exercendo o dever de cidadão democrático, acomoda-se, encolhe-se, e o seu mundo parece não ter mais espaço, daí adiante todos passam a ser culpados pelos seus problemas, dificuldades e fracassos, Ex, o professor, o vereador, o prefeito, o deputado, o governador, o padre, o pastor, a família, o vizinho, e até o presidente da republica.
Mas você já parou para observar quem são estas pessoas, elas não têm algo a ver com você, claro que tem, estas pessoas somos nós mesmo, nós fazemos parte do universo destas pessoas, estamos sempre transferindo para os outros, aquilo que nós deveríamos fazer, mas, não temos coragem de fazer, porque sempre achamos que os outros é quem deve fazer, porque as barreiras que criamos como desculpa, não nos deixa fazer.
E nós, o que podemos fazer para tornar maior o grau de democracia de nossa comunidade? Que tal quebrar aquela barreira, aquela censura que esta dentro de nos, vestirmo-nos da armadura da coragem, de colocar as mãos na massa, e trabalhar em sociedade, em grupos, dar as mãos e se unir, para discutir e criar soluções para os problemas e dificuldades de nossa comunidade, participar das reuniões de bairros, ouvir o que as pessoas têm a dizer, qual os problemas da escola que seu filho estuda, vamos assistir as reuniões da câmara de vereadores, conversar com eles discutir projetos, cobrar promessas que não estão sendo cumpridas, e o prefeito, vamos falar com ele, ver como estão as contas da prefeitura, o destino das verbas, o que esta se fazendo para melhorar a área de saúde, na área de comunicação, na questão de moradias, meio ambiente.
E aqueles Deputados que nós votamos, eles estão vindo visitar o meu, e o seu município, esta cumprindo o que nos prometeu, se não esta, porque não vamos cobrar deles o que nos prometeram, se estiver, vamos agradecê-los.
E o nosso governador, o que ele esta fazendo pelo nosso estado, na área de segurança, estradas, escolas, ensino publico, área de saúde, temos um governo que e realmente democrático, esta cumprindo o que prometeu.
E o poder publico, esta cumprindo o papel da justiça.
E o Presidente, não podemos deixá-lo de lado, porque não cobrar dele promessas não cumpridas, e a saúde,a previdência, pessoas morrendo nas filas, e a fome no Brasil ainda e muito grande, estamos pagando o imposto mais caro do mundo, e o que estão fazendo com o nosso dinheiro.
E o que eu posso fazer para a minha comunidade ser mais democrática? Conversar com o meu vizinho, com meus amigos, convencê-los a participar de grupos de ação, para agir, de forma democrática cobrando de nossos representantes, uma melhor atuação nas repartições publicas.
Pois só assim, poderemos construir uma democracia, mais aberta, mais justa,
e verdadeira.
Turma da 3ª fase do PER do Município de Terra Boa-Parana |
|